Haverá apenas um assassino e um detetive, enquanto o restante será vítima. Dobre os papéis e distribua entre os jogadores sem revelar quem é quem. Idade: a partir de 6 anosNúmero de participantes: a partir de 5 Como funciona:Para começar, escreva em pequenos pedaços de papel as letras A (assassino), D (detetive) e V (vítimas). […]
Haverá apenas um assassino e um detetive, enquanto o restante será vítima. Dobre os papéis e distribua entre os jogadores sem revelar quem é quem.

Idade: a partir de 6 anos
Número de participantes: a partir de 5
Como funciona:
Para começar, escreva em pequenos pedaços de papel as letras A (assassino), D (detetive) e V (vítimas). Haverá apenas um assassino e um detetive, enquanto o restante será vítima (calcule o número de vítimas como o total de participantes menos dois). Dobre os papéis e distribua entre os jogadores sem revelar quem é quem. Durante o jogo, o assassino deve piscar discretamente para as vítimas, que, ao receberem uma piscada, declaram “morri” e abaixam a cabeça. O detetive, observando atentamente, deve tentar identificar o assassino. Quando desconfiar, ele aponta e diz: “Preso em nome da lei!”. Se acertar, o jogo termina; se errar, o assassino pode continuar piscando até ser descoberto.
O que ensina:
- Atenção e observação: As crianças precisam ficar alertas aos movimentos e sinais sutis ao redor.
- Estratégia: O assassino aprende a planejar suas ações de maneira discreta, enquanto o detetive desenvolve táticas para identificar o culpado.
- Expressividade: A brincadeira incentiva a criatividade na comunicação não verbal, como o uso de olhares e expressões.
- Socialização: Promove interação em grupo, fortalecendo os laços e estimulando o trabalho coletivo.
- Pensamento lógico: O detetive pratica o raciocínio dedutivo para identificar padrões de comportamento e resolver o mistério.