Nesta edição das Notícias Internacionais sobre Infância, Educação e Natureza, reunimos três destaques inspiradores que mostram como diferentes países estão inovando, ou resgatando práticas tradicionais, para promover uma infância mais saudável, conectada e humanizada.
Em um mundo cada vez mais acelerado e digital, movimentos e iniciativas ao redor do planeta buscam resgatar aspectos essenciais da infância: o brincar livre, o contato com a natureza e o fortalecimento do bem-estar emocional nas escolas.
Nesta edição das Notícias Internacionais sobre Infância, Educação e Natureza, reunimos três destaques inspiradores que mostram como diferentes países estão inovando, ou resgatando práticas tradicionais, para promover uma infância mais saudável, conectada e humanizada.
Reconectar Crianças com a Natureza: Uma Necessidade Urgente
No Reino Unido, o naturalista Steve Backshall destaca a importância de reconectar crianças, especialmente as de comunidades desfavorecidas, com a natureza.
Estudos revelam que uma em cada oito crianças de baixa renda nunca teve contato com ambientes naturais, devido a barreiras como falta de espaços verdes e custos de transporte.
Iniciativas como a parceria entre o All England Lawn Tennis Club, a Emirates e organizações ambientais britânicas buscam mudar essa realidade, promovendo experiências ao ar livre para estimular a curiosidade e o bem-estar infantil.
Referência: Integrar o meio ambiente aos programas escolares até 2025
A Importância do Brincar na Educação Infantil
Uma tendência global crescente é a valorização do aprendizado baseado no brincar na educação infantil. Modelos educacionais, como o Common Ground Collaborative, estão sendo adotados por escolas internacionais para promover uma abordagem holística e centrada na criança.
Essa metodologia incentiva a exploração, a investigação e o engajamento significativo, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades acadêmicas, sociais e emocionais desde os primeiros anos.
Referência: Tendências da educação para 2025: saiba quais são as principais
Suporte Emocional nas Escolas: Mais que Resiliência
No Reino Unido, especialistas criticam a ênfase governamental na “resiliência” das crianças, apontando que o foco deveria estar no fortalecimento do suporte emocional nas escolas.
Organizações como a British Association for Counselling and Psychotherapy alertam para a necessidade de ampliar os serviços de saúde mental escolar, destacando que muitos alunos enfrentam desafios modernos, como pressões econômicas e sociais, sem o apoio adequado.
A proposta é a implementação de modelos como o MHST+ (Mental Health Support Teams Plus), que ofereçam suporte mais abrangente e eficaz.
Suporte Emocional nas Escolas: Mais que Resiliência
No Reino Unido, especialistas criticam a ênfase governamental na “resiliência” das crianças, apontando que o foco deveria estar no fortalecimento do suporte emocional nas escolas. Organizações como a British Association for Counselling and Psychotherapy alertam para a necessidade de ampliar os serviços de saúde mental escolar, destacando que muitos alunos enfrentam desafios modernos, como pressões econômicas e sociais, sem o apoio adequado. A proposta é a implementação de modelos como o MHST+ (Mental Health Support Teams Plus), que ofereçam suporte mais abrangente e eficaz.
Referência: It’s not ‘grit’ that children lack, but proper support